top of page

O que fazer em casa na quarentena

  • Foto do escritor: lamappebauru
    lamappebauru
  • 23 de mar. de 2020
  • 6 min de leitura

Atualizado: 30 de mar. de 2020

Há alguns meses, desde de dezembro de 2019, aproximadamente, que vemos nos jornais sobre um novo vírus que estava infectando pessoas na cidade de Wuhan, China. Era algo sério, mas imaginamos que logo seria contido, afinal, os chineses já haviam construído um hospital para tratar especificamente casos do novo coronavírus (covid-19). Infelizmente, ele chegou ao nosso país e está se propagando. Parece só mais uma “gripezinha”, mas ele pode causar graves problemas no sistema respiratório, pneumonia e outras complicações tanto em pessoas saudáveis (criança, jovem, adulto ou idoso) quanto em pessoas cardiopatas, hipertensas e condições que as classificam como grupo de risco.

ree

É fundamental, neste momento, mantermos a calma e focarmos no que podemos fazer para impedir que este vírus continue circulando em nossas cidades. O Ministério da Saúde criou um site para falar exclusivamente sobre o covid-19, onde é possível ter acesso a informações sobre o vírus e quais medidas precisam ser adotadas neste período para que possamos nos proteger e impedir o aumento dos casos de infectados.

ree

Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/


Algumas cidades brasileiras já estão em período de quarentena, ou seja, recomenda-se que os cidadãos fiquem dentro de suas casas o máximo possível para evitar contato com o vírus. Para contribuir com esta ação, algumas cidades também tomaram medidas para que restaurantes façam atendimentos apenas por entrega a domicílio ou retirada no estabelecimento; para que shoppings e grandes lojas permaneçam fechados por este período e outras medidas que desestimulam as pessoas a saírem de casa, mantendo apenas o funcionamento de serviços fundamentais, como farmácias, supermercados, postos de saúde e hospitais. É muito importante lembrar que este não é um período de férias, onde se busca por opções de lazer fora de casa ou viagens, mas um momento para que todos fiquem em suas casas o máximo possível, protegendo a si e não sendo transporte do vírus para outras pessoas.


EXERCÍCIO FÍSICO NA QUARENTENA?


Talvez você pense “Poxa, mas eu estou em casa e estou trabalhando/estudando, não tenho tempo”. O home office (trabalhar em casa) tem sido uma escolha por muitas empresas, não somente brasileiras, para que seus funcionários possam trabalhar sem sair de casa neste período e tem ajudado principalmente pessoas que utilizam o transporte público para se locomover de sua casa para o trabalho (e vice-versa) a ficarem menos expostas ao covid-19. O fato é que, por estar em casa, você pode acabar estendendo seu expediente sem perceber, o que é mais um motivo para que você se permita, fora do que seria seu horário normal de trabalho, fazer coisas que te dão prazer em casa.


Não é de hoje que profissionais e professores de Educação Física alertam sobre a importância da prática de exercícios físicos na rotina diária por seus muitos benefícios. Neste período de quarentena é ainda mais importante, pois a falta de opções de lazer pode fazer com que muitas pessoas passem o dia todo, todos os dias, sentadas ou deitadas, seja assistindo filmes, séries, programas de TV ou jogando em plataformas digitais (videogames, computadores, etc.).


Nós, do LAMAPPE (Laboratório de Atividade Motora Adaptada, Psicologia Aplicada e Pedagogia do Esporte/ Departamento de Educação Física/ UNESP - Bauru), nos sentimos no dever de auxiliar e orientar o máximo de pessoas possível a praticar exercícios e atividades físicas em casa. Por quê? Primeiro que a prática de atividades e exercícios físicos vai impedir que você tenha uma diminuição da sua massa muscular, impedindo a atrofia de músculos, e ainda promover o fortalecimento destes mesmos músculos, prevenindo o surgimento de dores musculares por conta da inatividade física. Quer outro motivo? Após o exercício físico, seu corpo entra em fase de recuperação que pode aumentar a eficiência do seu sistema imunológico. Ainda não é motivo suficiente? Durante o exercício físico, praticando atividades que sejam prazerosas e que não estejam te incomodando ou provocando dor, nosso sistema produz hormônios que interferem positivamente no humor e que é muito recomendado para pessoas que possuem quadros de depressão, o que não significa que este efeito positivo seja apenas em pessoas com esta condição.


IMPORTANTE: Pratique exercícios físicos apenas se você tiver atestado médico para isto, algumas doenças crônicas, deficiências físicas, síndromes ou transtornos precisam de recomendações especiais. Se você foi diagnosticado com o covid-19, sente-se gripado ou qualquer outra doença causada por vírus ou bactérias, é importante que você siga recomendações médicas e não faça esforço físico até que seu médico lhe dê alta para isto.


VIDEOGAME? COMO NÃO PENSEI ANTES?


Se você tem acesso a consoles de videogames, como xBox ou Nintendo Wii, por exemplo, este é o momento de desempoeira-los e chamar todos da casa para jogar! Os exergames são jogos que utilizam o movimento do corpo como controle (as séries de jogos Wii Sports, para Nintendo Wii, e Just Dance, para xBox, são exemplos) e uma sessão de, pelo menos, meia hora de jogos deste estilo podem fazer muita diferença na sua rotina de quarentena.


“Mas um videogame desse é caro, não tenho acesso, o que eu faço?”. Não se desespere! A série de exergames Just Dance tem um canal no YouTube com gameplays (vídeos de pessoas jogando) com algumas coreografias do game que você pode colocar no celular, no computador, na TV de casa e tentar copiar as coreografias. Você não terá sua pontuação, mas seu corpo vai agradecer imensamente!

ree

MAS ATENÇÃO!! Se o controle do videogame (no caso do Nintendo Wii) será compartilhado entre os familiares, é muito importante que ele seja limpo e que todos lavem as mãos (ou usem álcool em gel) antes e imediatamente depois do uso do controle, evitando levar as mãos ao rosto quando for comemorar seus pontos. O mesmo cuidado vale para o console do videogame, seja qual for, principalmente os botões funcionais.


QUATRO DICAS ANTES DE FAZER EXERCÍCIOS E TREINOS EM CASA


Se você não tem acesso a videogames ou equipamentos de academia, fique tranquilo! Você tem a opção de acompanhar no Instagram alguns profissionais de Educação Física que se formaram no Departamento de Educação Física da UNESP (Bauru) e estão disponibilizando exercícios que você pode fazer em casa. Letícia Conte (@leeconte), Guilherme Silano (@silano.personal), Beatriz Carvalho (@bia.carvalho.personal) e Jeniffer Zanetti (@jenifferzb.personalyoga) são alguns personal trainers que já foram estudantes na UNESP e têm algumas dicas e ideias para você. Ah! Mas também tem perfis de academia (@stateracademia), instituto (@institutosankalpa) e consultoria (@mindwconsultoria) que tem profissionais formados aqui na UNESP como membros e que também estão divulgando exercícios para que você tente fazer em casa!


Sabemos e concordamos que o recomendado é um programa de exercícios personalizado, ou seja, quando o profissional de Educação Física conhece você, suas limitações e o tipo de exercício que você gosta e pode fazer. Por isto, antes que você comece a fazer qualquer exercício físico por conta própria, aqui vão algumas dicas importantes para você:


1ª DICA: Conheça seu corpo, seus limites e quais tipos de exercícios você gosta de fazer. Realize exercícios em que você se sente 100% seguro de realizar e que não irão agravar problemas articulares e musculares que você possa ter.


2ª DICA: Os profissionais de Educação Física que disponibilizaram seus perfis para esta matéria estão fazendo isto voluntariamente em seus perfis profissionais na intenção de incentivar a população a praticar atividades e exercícios em casa durante a quarentena. Só os realize se você se sentir 100% seguro. Em caso de dúvida, entre em contato com o profissional de Educação Física que postou o exercício que você quer fazer. Não faça exercícios que não sejam recomendados por profissionais ou professores de Educação Física.


3ª DICA: Preste atenção em como você está executando os movimentos, pois isso vai evitar que você sinta dores ou se lesione por executar o movimento de maneira errada.


4ª DICA: Preste atenção na intensidade que você está realizando o movimento, principalmente se você está parado há algum tempo, pois você pode ficar com dores tardias (que aparecem até 48 horas depois da prática de exercícios). Sendo assim, faça devagar, sem pressa e com pouca ou nenhuma carga, até que você vá melhorando seu condicionamento físico.


Dica de ouro: fique ligado no LAMAPPE que nós estamos preparando conteúdos para que você passe por esta quarentena com o máximo de bem-estar físico e mental possível! Compartilhe este conteúdo! Pense nos idosos e em outras pessoas do grupo de risco que possam precisar, mais do que nunca, de conhecimento e informação para impedir o avanço e os danos do novo coronavírus na nossa sociedade.

Comments


Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, 17033-360, Bauru - SP

©2019 por LAMAPPE.

bottom of page